Conheça o Conde

ASPECTOS GERAIS: O Conde é um município brasileiro  situado na micro região  do litoral paraibano e faz parte da região metropolitana de João Pessoa, tendo seus limites: João Pessoa (13 km), Alhandra (26 km), Pitimbu (55 km), Santa Rita (25 Km) e o Oceâno Atlântico. Sua população em 2014 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 23.554 habitantes, distribuídos em 173 km² de área. O clima é agradável, com máximas de 29º e mínimas de 25º. O inverno começa em janeiro e termina em agosto.

COSTA DE CONDE: Possui famosas praias, como Jacumã, Tabatinga, Praia do Amor, Coqueirinho, Carapibus, entre outras. O município recebe vários turistas devido à Praia de Tambaba. As longitudes mais orientais e litorâneas do Conde possuem dos sítios geográficos litorâneos mais atípicos, belos e endêmicos do mundo, ao contrário da zona de dunas, lagoas, morros, planícies, etc. Isso se dá pela complexidade geoquímica única de suas falésias sedimentares, tal como morfologia bem trabalhada pelos ventos e marés, verde intenso e vívido no alto dos tabuleiros, coqueirais, rochas com formas complexas esculpidas pela ação das marés e ventos numa combinação única de elementos naturais de rara beleza. Na Praia de Coqueirinho, por exemplo, o que mais chama atenção é o padrão geo-matemático com formas que lembram uma espiral ou mesmo um caracol num jogo de reflexão de sedimentos e correntes formando algo único e especial.

RIQUEZAS NATURAIS: Além do destaque de nossa Costa do oceano atlântico. Nossa bacia hidrográfica é formada pelos rios Jacoca, Pituaçu e Gramame (na divisa com João Pessoa e Santa Rita). Seguem-se os riachos de Tabatinga e Prensa Velha. Não existem elevações que mereçam citação. No reino vegetal, apenas a madeira de lei. No reino mineral, a pedra calcária, em exploração, e no reino animal, veado, tatu, paca, cotia, gato maracajá e tamanduá.


SECOMD
contato@conde.pb.gov.br

Prefeitura Municipal de Conde