Aspectos Históricos

O município de Conde tem raízes históricas na aldeia Jacoca, de índios Tabajara, administrada pelos missionários franciscanos, logo depois de sua chegada à Paraíba em 1589. A sede do município originou-se da fusão dessa aldeia com outra denominada Pindaúna, de índios Potiguaras, durante a ocupação da capitania pelos invasores holandeses.

Em 1636, quando os holandeses se apoderaram da Capitania da Paraíba, a região onde se localiza a sede municipal ainda era habitada pelos índios que, por ordem do governador holandês, foram se alojar na capital. Foi fundado um povoado pelo capitão inglês John Harrison (que estava a serviço dos holandeses) durante esta ocupação. Este povoado foi batizado de Maurícia ou “Mauricéia”, homenagem ao governador da província, Conde Maurício de Nassau e foi importante como ponto estratégico na defesa da passagem de Recife (capital para os holandeses), até Filipéia de N. S. das Neves, nome antigo de João Pessoa.

Expulsos os holandeses e restaurada a capitania e o governo português, os portugueses elevaram a aldeia Maurícia à Freguesia e mais tarde à categoria de vila com o nome Conde,  o que não deixava de ser uma recordação do Conde Nassau. A freguesia foi criada em 1668, em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. Seu progresso foi rápido, chegando a serem Vila e Sede da Comarca. Houve uma séria rivalidade entre os municípios de Conde e Pitimbu, e talvez por isto mesmo, entrou em declínio, ficando marginalizada por muito tempo. A partir de 1900, houve uma reação econômica, fazendo voltar o ritmo entusiástico em seus moradores, contribuindo para a evolução do povoado.

Ao longo de sua história essas denominações recebidas têm suscitado controvérsias com relação ao seu significado. Jacoca, seu nome primitivo, segundo Elias Herckmans deriva de tchea – koka, vocábulo indígena que quer dizer “abraça-me”, baseando-se para tal afirmativa na lenda de que no lugar uma índia tapuia fora surpreendida quando dizia esta palavra a um potiguar. Horácio de Almeida, fundamentado em Martins, dá outra interpretação. Segundo ele, Jacoca deriva de jacuoca e significa morada dos “jacus”.  Para o historiador, Horácio de Almeida, o nome de Conde, ao contrário do que se propaga na historiografia paraibana, deve-se à existência na região da “Fruta do Conde”, também conhecida como “ata” ou “pinha”. Outros historiadores explicam o nome de Conde como uma homenagem ao administrador holandês Conde João Maurício de Nassau. Registre-se aqui o costume português de se dar aos povoados e vilas das colônias nomes das localidades lusitanas.

Na divisão administrativa do Brasil em 1911, o município de Conde aparece, pela primeira vez, como distrito de João Pessoa, o mesmo acontecendo em 1933, 1936 e 1937 e no qüinqüênio 1939-43. No qüinqüênio 1944-48, figurou com o nome modificado para Jacoca. A Lei nº 318, de 07 de janeiro de 1949, que fixou a divisão administrativa para o qüinqüênio 1949-53, modificou mais uma vez sua toponímia, passando para Vila do Conde.

Sua emancipação política foi alcançada através da Lei nº 3.107, de 18 de novembro de 1963, instalando-se oficialmente a 28 de dezembro do mesmo ano, desmembrado de João Pessoa e formando um único distrito, o da sede, com o nome simplificado para Conde.

O Primeiro Prefeito nomeado no ato de criação da cidade (1963 á 1964) foi Antônio de Souza Maranhão, sucedido na ordem que segue:

1965 á 1968 – Prefeito: João Gomes Ribeiro / Vice: Jeranil Lundgren Corrêa de Oliveira
1969 á 1972 – Prefeito: Almir Machado Corrêa de Oliveira / Vice: Venâncio Viana de Medeiros
1973 á 1976 – Prefeito: Antônio de Souza Maranhão / Vice: João Batista de Carvalho
1977 á 1982 – Prefeito: Aluizio Vinagre Regis – Vice: Antônio de Souza Santos Júnior
1983 á 1988 – Prefeito: Antônio de Sousa Santos – Vice: Antônio de Souza Maranhão
1989 á 1992 – Prefeito: Aluizio Vinagre Regis – Vice: Temístocles de Almeida Ribeiro
1993 á 1996 – Prefeito: Temístocles de Almeida Ribeiro – Vice: Arleide Azevedo Almeida da Silva
1997 á 2000 – Prefeita: Arleide Azevedo Almeida da Silva – Vice: Nilton Tavares Vieira
2001 á 2004 – Prefeito: Temístocles de Almeida Ribeiro – Vice: José Arari Lacerda
2005 á 2008 – Prefeito: Aluisio Vinagre Regis – Vice: Elvira Maria Alexandre da Silva
2009 á 2012 – Prefeito: Aluizio Vinagre Regis – Vice: Quintino Regis de Brito Neto
2013 á 2016 – Prefeita: Tatiana Lundgren Corrêa de Oliveira – Vice: Alessandra da Silva Ribeiro (Gestão Atual)

ASCOM
contato@conde.pb.gov.br

Prefeitura Municipal de Conde