Autoridades da área de Arquitetura e Engenharia parabenizam pioneirismo de Conde com o lançamento do primeiro Escritório Público de Assistência Técnica da PB

Foto: SECOMD

A Prefeitura de Conde por meio da Secretaria de Planejamento (SEPLAN), lançou nessa terça-feira (16), o Escritório Público de Assistência Técnica (EPA), que tem como principal objetivo orientar as pessoas que tenham interesse em realizar reformas em suas casas, proporcionando atendimento gratuito de profissionais da área que vão trabalhar junto com o proprietário, buscando concretizar as melhorias necessárias para sua residência, de maneira regular e que não venha a comprometer a sua estrutura.

O lançamento contou com a presença de diversas autoridades da área de arquitetura e engenharia, a exemplo do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB), Antônio Carlos de Aragão, do presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU-PB), Ricardo Vidal e do vice-presidente nacional do Instituto dos Arquitetos dos Brasil (IAB), Fabiano Melo, entre outros.

De acordo com Antônio Carlos, a iniciativa da prefeitura de Conde além de valorizar os profissionais de engenharia e arquitetura, garante segurança através de um serviço de qualidade para a população. Antônio Carlos ainda ratificou a parceria entre CREA e prefeitura de Conde.

"Quando você tem um projeto de arquitetura bem executado você tem a condição de que o engenheiro execute bem a obra quando isso acontece você tem segurança, redução de custo e conforto para a população. Fora isso você tem o planejamento da cidade. O CREA é parceiro da prefeitura de Conde e nós vamos trabalhar conjuntamente com a prefeita Márcia para que esse projeto vá para frente" pontuou.

Ricardo Vidal também fez questão de parabenizar a iniciativa da prefeita Márcia e do secretário de Planejamento do município, Flávio Tavares.

"Pela primeira vez na Paraíba um escritório desse foi aberto e a gente só tem a parabenizar a prefeita Márcia a e secretaria de Planejamento. Essa é uma semente que a prefeitura está plantando e daqui uns anos vai colher bons frutos" comemorou.

Por sua vez, Fabiano Melo ressaltou a aplicação da Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Lei 11.888/2008) no Conde e o avanço na área de habitação que a abertura do EPA trará para a cidade.

" A instalação desse escritório para arquitetos e engenheiros é um passo muito importante, essa é uma lei federal que irá completar 10 anos e muitos poucos municípios do Brasil conseguiram aplicar para a população, como é o caso de Brasília e Salvador e agora nós temos esse esforço do secretário Flávio Tavares que significa um avanço muito grande na área de habitação de interesse social. O esforço de promover serviços de arquitetura e engenharia gratuitos para a população é a única forma de fazer chegar esses serviços a quem não tem condições e a prefeita Márcia dá um passo pioneiro no estado" disse.

Como o EPA funciona:

O EPA vai trabalhar de forma a qualificar o espaço construído, buscando a melhoria nas condições da residência contemplada, priorizando o bem-estar dos moradores, que vão contar com uma assistência técnica especializada no acompanhamento e execução das obras de reforma e ampliação, além de todo o atendimento jurídico e social necessários à família.

Para participar do programa, os interessados deverão realizar inscrição nos períodos e locais divulgados pela Prefeitura e obedecer aos seguintes critérios: ter renda familiar mensal de até três salários mínimos; não possuir outro imóvel no nome do interessado e comprovar propriedade ou posse do imóvel a ser beneficiado com o programa e as condições de precariedade da moradia. A inscrição é gratuita. A partir do cadastro e da divulgação dos selecionados, serão iniciadas as consultas e visitas às residências para elaboração do projeto e início das obras.