Notícias

Chile envia ao Conde 39 estudantes e professores de arquitetura para realizar projeto paisagístico no Mirante Dedo de Deus

Foto: SECOMD

Foto: SECOMD

O “Proyecto Travesía”,  do Chile, considerado um dos mais importantes  projetos culturais da América Latina, traz ao município de Conde neste sábado (28) um grupo de 39 pessoas formado por estudantes e professores de diversas nacionalidades para realizar uma jornada de intervenção artístico-paisagística no Mirante Dedo de Deus, na praia de Coqueirinho, referência internacional do turismo paraibano e nordestino.

O grupo, ainda no sábado, participa a partir das 19 horas da inauguração do Museu Quilombola do Ipiranga, também no Conde, reconstruído pelo Projeto Mutirão na Vizinhança. Para a prefeita Márcia Lucena, “a presença desse projeto aqui no Conde vai ampliar e fortalecer ainda mais o trabalho que a nossa gestão realiza no sentido de transformar a realidade a partir de inovações que beneficiem diretamente as comunidades com repercussões nos processos culturais e educacionais”.

Além de chilenos e chilenas, estudantes e docentes da Áustria, Argentina, Espanha, Noruega e França participarão da ação em Conde, experiência que integrará as atividades do campus experimental Ciudad Abierta.

A escola de experimentação arquitetônica Ciudad Abierta funciona em Valparaíso, a terceira cidade mais populosa do Chile, e foi criada em 1970 por filósofos, pintores, poetas, arquitetos e desenhistas. Ciudad Abierta compõe o conjunto de institutos e faculdades da Pontifícia Universidad Católica de Valparaíso e da Escuela de Arquitectura y Diseño.

O Proyecto Travesía é destaque na formação que a escola oferece. É um processo experimental de ensino e aprendizagem no âmbito acadêmico que se incorporou ao currículo de alunos e alunas de arquitetura e desenho. Realiza-se anualmente. O município de Conde foi o escolhido este ano para abrigar o grupo.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Planejamento do município, que, através dos seus técnicos avaliou a pertinência para uma intervenção de cunho artístico-paisagístico no Mirante Dedo de Deus, na praia de Coqueirinho.

O secretário de Planejamento Flávio Tavares informou que “a escolha do local se deu mediante avaliação do potencial cênico das áreas de falésia, bem como dos projetos que vêm sendo desenvolvidos no âmbito da Secretaria para fomentar a infraestrutura turística dos mirantes da costa de Conde, bem como consolidar um mapa com todos os pontos de interesse paisagístico.

Prefeitura Municipal de Conde