Notícias

Conde realiza dia D da campanha de vacinação antirrábica neste sábado

A Prefeitura Municipal de Conde por meio da Secretaria de Saúde realiza neste sábado (21) o dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica. Durante todo o sábado, as equipes estarão vacinando cães e gatos em dois pontos de apoio: no Centro de Conde, na Praça Pedro Alves e em Jacumã, ao lado da Unidade Básica de Saúde a partir das 09h da manhã e encerrando às 16h. A raiva é uma doença transmissível, caracterizada pelo contágio direto, através da mordida ou arranhões de animais que estejam contagiados.

A campanha no município iniciou no dia 25 de setembro, com a vacinação acontecendo de forma itinerante em diversas comunidades da cidade. Após o dia D, as equipes continuarão o trabalho de vacinação nas comunidades até o dia 20 de novembro, dando encerramento a campanha.

Segundo Dayanne Christine, Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, “é importante lembrar que a vacinação é uma proteção não apenas para o animal, mas para as pessoas também, pois a partir do momento em que o animal tem a doença, ele pode transmitir a raiva para os humanos, através de mordidas e a vacina é a forma mais eficaz de evitar a doença”, destacou.

“Na hora da vacinação, é necessário que os cães estejam usando coleira e guia e os gatos em caixas de transporte apropriadas, é necessário também que o animal não esteja estressado e no caso de ser agressivo, o mesmo deve estar usando focinheira”, afirmou Dayanne.

A meta da campanha de vacinação é imunizar 80% da população de cães e gatos do município de Conde que atualmente é estimada e mais de 4 mil animais, entre felinos e caninos.

A Raiva:

É uma doença infecciosa aguda, transmitida ao homem por meio da mordedura, arranhões, lambedura de mucosas ou pele lesionada por animais portadores do vírus. A transmissão ocorre quando o vírus existente na saliva do animal infectado penetra no organismo.

A doença atinge o sistema nervoso central e a taxa de óbito das pessoas que adquirem a doença é de quase 100%. Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da doença e a única forma de evita-la é através da vacinação, que não apresenta contraindicação

Prefeitura Municipal de Conde