Notícias

Conde realiza encontro de formação com profissionais da educação do município

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, promoveu nesta quarta-feira (07/02), o encontro para apresentação das Metodologias do Livro Didático que serão trabalhados no ano letivo de 2018, nas Escolas e Creis do município de Conde.

Cerca de 120 professores participaram do evento, que foi aberto às 08 da manhã no Salão Paroquial da Igreja Matriz, no Centro de Conde e contou com a participação da Prefeita Márcia Lucena, a Secretária de Educação, Professora Cida Uchôa e do diretor de Editorial da Grafset, Rodrigo Gonçalves.

Na abertura do evento, a Prefeita Márcia Lucena, falou sobre a importância desta troca de conhecimentos constante e de como este método interfere positivamente na aprendizagem do aluno. “Este é o primeiro contato dos educadores com o material didático que será trabalhado durante o ano letivo, e no decorrer do ano, outros encontros acontecerão, pois quando se oferece formação específica para os professores, oferecemos um espaço que vai além do dia-a-dia em sala de aula e que reflete positivamente no ensino aprendizagem dos estudantes”, destacou.

A Prefeita também reforçou sobre os investimentos que vem sendo feitos para oferecer aos alunos e profissionais, melhor infraestrutura e qualidade nas escolas e Creis. “Todas as unidades de ensino de Conde estão sendo equipadas com freezer, máquinas de lavar, fogões, carteiras, entre outros utensílios. Temos a reforma da Escola João Ribeiro e em outras escolas e este ano, nossos alunos vão ser identificados com o fardamento escolar. Vamos fornecer todo o fardamento e material escolar necessário para os estudantes da rede municipal de ensino e para as crianças das Creis”, reforçou.

A Secretária de Educação, Cida Uchôa falou sobre este primeiro momento com os profissionais da educação do município de Conde. “Estamos hoje aqui para apresentar aos educadores e monitores do Programa Novo Mais Educação, o material didático adquirido pela prefeitura que serão trabalhados nas escolas em 2018 com temas bastante importantes para os nossos alunos. Vamos focar o ensino de português e matemática, buscando elevar os índices educacionais, focando em todos as faixas, mas com um olhar direcionado para os alunos do 4º, 5º, 8º e 9º anos”, afirmou Cida.

Outro ponto destacado pela Secretária, é o material que vai trabalhar a identidade local e que vem com um diferencial nas aulas de geografia, história e artes. “Este ano adotamos o Diversidade Paraíba, que vai servir de instrumento na aprendizagem dos alunos, como forma de trabalhar a identidade local existente em cada região do estado e a partir deste trabalho, os estudantes vão ter um maior aprofundamento sobre sua origem e suas tradições”, disse.

Como forma de avaliar a aprendizagem, os alunos do 4º, 5º, 8º e 9º ano vão passar por uma avaliação inicial para que seja analisado o nível de aprendizagem nas disciplinas. No final do ano, é feita um novo teste, onde será avaliado o desempenho do estudante em relação ao material didático utilizado em sala de aula. Para os professores, as avaliações serão realizadas por meio dos encontros de Formação Continuada. 

Prefeitura Municipal de Conde