Conde realiza encontro de formação com profissionais da educação do município

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, promoveu nesta quarta-feira (07/02), o encontro para apresentação das Metodologias do Livro Didático que serão trabalhados no ano letivo de 2018, nas Escolas e Creis do município de Conde.

Cerca de 120 professores participaram do evento, que foi aberto às 08 da manhã no Salão Paroquial da Igreja Matriz, no Centro de Conde e contou com a participação da Prefeita Márcia Lucena, a Secretária de Educação, Professora Cida Uchôa e do diretor de Editorial da Grafset, Rodrigo Gonçalves.

Na abertura do evento, a Prefeita Márcia Lucena, falou sobre a importância desta troca de conhecimentos constante e de como este método interfere positivamente na aprendizagem do aluno. “Este é o primeiro contato dos educadores com o material didático que será trabalhado durante o ano letivo, e no decorrer do ano, outros encontros acontecerão, pois quando se oferece formação específica para os professores, oferecemos um espaço que vai além do dia-a-dia em sala de aula e que reflete positivamente no ensino aprendizagem dos estudantes”, destacou.

A Prefeita também reforçou sobre os investimentos que vem sendo feitos para oferecer aos alunos e profissionais, melhor infraestrutura e qualidade nas escolas e Creis. “Todas as unidades de ensino de Conde estão sendo equipadas com freezer, máquinas de lavar, fogões, carteiras, entre outros utensílios. Temos a reforma da Escola João Ribeiro e em outras escolas e este ano, nossos alunos vão ser identificados com o fardamento escolar. Vamos fornecer todo o fardamento e material escolar necessário para os estudantes da rede municipal de ensino e para as crianças das Creis”, reforçou.

A Secretária de Educação, Cida Uchôa falou sobre este primeiro momento com os profissionais da educação do município de Conde. “Estamos hoje aqui para apresentar aos educadores e monitores do Programa Novo Mais Educação, o material didático adquirido pela prefeitura que serão trabalhados nas escolas em 2018 com temas bastante importantes para os nossos alunos. Vamos focar o ensino de português e matemática, buscando elevar os índices educacionais, focando em todos as faixas, mas com um olhar direcionado para os alunos do 4º, 5º, 8º e 9º anos”, afirmou Cida.

Outro ponto destacado pela Secretária, é o material que vai trabalhar a identidade local e que vem com um diferencial nas aulas de geografia, história e artes. “Este ano adotamos o Diversidade Paraíba, que vai servir de instrumento na aprendizagem dos alunos, como forma de trabalhar a identidade local existente em cada região do estado e a partir deste trabalho, os estudantes vão ter um maior aprofundamento sobre sua origem e suas tradições”, disse.

Como forma de avaliar a aprendizagem, os alunos do 4º, 5º, 8º e 9º ano vão passar por uma avaliação inicial para que seja analisado o nível de aprendizagem nas disciplinas. No final do ano, é feita um novo teste, onde será avaliado o desempenho do estudante em relação ao material didático utilizado em sala de aula. Para os professores, as avaliações serão realizadas por meio dos encontros de Formação Continuada.