Notícias

Conjunto Ademário Régis é o primeiro beneficiado pelo projeto “Mutirão na Vizinhança” em Conde

      Determinação, coragem e união foram fundamentais no último final de semana. No sábado (08) e domingo (09), a Prefeitura Municipal de Conde, por meio da Secretaria de Planejamento (SEPLAN), promoveu a primeira ação do projeto “Mutirão na Vizinhança”. O programa tem como objetivo, o desenvolvimento de ações de melhorias nos espaços públicos com participação efetiva de toda a comunidade.  O Conjunto Ademário Régis foi o primeiro beneficiado com esta ação, que mobilizou toda a comunidade para a construção de uma praça no bairro.

      As atividades para construção da praça começaram no mês de março. A SEPLAN e a equipe do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba (TRAMA), se reuniu com a comunidade, apresentou o projeto e ouviu da população o que seria importante para melhorar o dia-a-dia deles. A partir dos relatos, os próprios moradores elaboraram o projeto para a construção da praça no bairro.

     “O diferencial do nosso projeto é a participação da comunidade em todas as etapas da construção desde espaço. Desde a reunião, onde eles construíram a maquete, as crianças desenharam o que elas queriam na praça, até a ação neste final de semana, a participação dos moradores foi de fundamental importância para este resultado que estamos vivenciando”, disse o Secretário de Planejamento, Flávio Tavares.

     A Prefeita Márcia Lucena também participou do mutirão e falou da satisfação em ver a participação da comunidade no projeto. “É muito gratificante ver a realização deste trabalho. A participação da comunidade na construção deste sonho foi de fundamental importância, cada ajudou no que pode como pode e o resultado é este, um espaço antes mal utilizado, virar uma praça para unir e integrar todos”, disse.

     Durante os dois dias de mutirão, a comunidade participou ativamente de todos os detalhes. Dona Juliana Amaro afirmou que com a construção deste novo espaço, as crianças vão ter um local para se divertir com mais segurança. “Eu fico muito feliz com essa praça, agora as minhas filhas tem um lugar para poder brincar com os amiguinhos”, disse. Dona Juliana ainda ressaltou que vai ficar atenta para que todos cuidem da praça. “Vou ficar de olho para que não joguem lixo no chão e todos os dias vou molhar as plantas, é um lugar nosso, temos que zelar.” 

       O local escolhido para a construção da praça é um espaço de cinco lotes que já havia sido desapropriado para esta finalidade, mas estava abandonado e servindo como depósito de lixo. O Coordenador de Habitação Yuri Duarte destacou que “o local escolhido é estratégico, pois existe diariamente uma grande movimentação de pessoas, por conta da proximidade da escola municipal e da creche que atende a comunidade”. Yuri ressaltou ainda a satisfação com o empenho das pessoas nesse projeto. “É muito importante poder fazer parte deste momento e visualizar a transformação que aconteceu aqui nesse final de semana, um espaço vazio que hoje toma forma e trás para a comunidade, uma melhor qualidade de vida”, disse.

       O projeto elaborado pela equipe da SEPLAN, do TRAMA e da Comunidade conta com espaço para caminhada, área de vivência, playground para as crianças e árvores. Com este projeto, não apenas os moradores do Conjunto Ademário Régis serão beneficiados, mas as comunidades vizinhas, Dona Antônia e Comunidade São Bento.

Prefeitura Municipal de Conde