Notícias

Feirinha de Verão encerra programação e ganha espaço no calendário oficial de eventos do município de Conde

As noites de Jacumã ganharam um brilho especial durante todo o mês de janeiro e o primeiro final de semana de fevereiro. O projeto Feirinha de Verão, criado pela Prefeitura de Conde, por meio das Secretarias de Turismo, Agropecuária e Pesca e a Coordenadoria de Cultura, trouxe um novo ar para o local, oferecendo a população, turistas e comerciantes um novo espaço de lazer, com música de qualidade e espaço aberto para os artistas locais.

A Feirinha de Verão foi criada para incrementar a já consolidada Feirinha Jacumã, que sempre aos sábados pela manhã oferece a população, produtos orgânicos e a noite, um espaço dedicado para a cultura popular, artesanato e gastronomia local.

O projeto iniciou no dia 05 de janeiro e encerrou no dia 03 de fevereiro. Durante o período, sempre as sextas e sábados, a Rua 10 de Janeiro, em Jacumã foi transformada num espaço de cultura e lazer, por onde passaram mais de 15 artistas de renome em todo o estado paraibano, artistas locais e grupos culturais que se apresentaram no palco montado na área. Uma das atrações da festa, a cantora Ana Vitória, moradora do conjunto Ademário Régis, comemorou a participação no evento e o espaço dado para os artistas locais.

“Fiquei muito feliz em fazer parte da primeira edição da Feirinha de Verão em Jacumã. O público muito animado, nos recepcionou da melhor forma possível e claro que não poderia de destacar o espaço quem vem sendo dado para os artistas do município. Muitas vezes o artista local não é valorizado, e essa oportunidade que está sendo dada é muito importante. O resultado não poderia ser melhor e eu fico muito feliz em fazer parte desse projeto de sucesso no município, comemorou”.

Além de Ana Vitória, outros artistas do município também deram seu brilho nas noites em Jacumã. Boi Kará, Seu Acelino, Tonho das Bestas, Pagode Estrela Guia, Forro do Nosso Jeito e Dj Patrick abrilhantaram a festa que também contou com artistas conhecidos no estado como Val Donato, Seu Pereira, Totonho, Trem das Onze, Escurinho, Isaar França, Preto Neto, Chico Correia e o grupo Papa Mute, destacando também os grupos culturais, Ciranda da Alegria, Maracastelo e a banda de Pífano Avuô.

A Feirinha de Verão também deu espaço para os artesãos locais, que puderam expor e comercializar seus trabalhos no local. De acordo com a Assessora Cultural, Rejane Nóbrega, “Tivemos uma média de 40 a 50 artesão todas as noites da feirinha. Num espaço organizado, eles puderam comercializar seus produtos e o retorno deles para o espaço foi extremamente positivo”, comemorou.

Para a prefeita Márcia Lucena, “a Feirinha de Verão revolucionou o mês de janeiro da Costa de Conde. Recebemos visitantes de vários lugares, do interior do estado, de estados vizinhos, além da frequência fiel dos turistas que vieram de lugares distantes e compareceram todas as sextas e sábados em nosso espaço”, destacou.

Márcia também fez uma avaliação positiva em relação ao comércio durante os dias de festa. “Durante o período de realização do evento, a economia local foi bastante movimentada, todos os dias eu ouvi agradecimentos dos comerciantes, desde os integrantes da feirinha de artesanato, até os donos de lanchonetes e restaurantes”, comemorou.

De forma geral, a prefeita faz um balanço extremamente positivo do evento e garante que a Feirinha de Verão entra para o calendário de eventos oficial do município. “A avaliação é muito positiva, desde a organização a limpeza do local e claro que não podemos deixar de destacar a participação da população que prestigiou a festa. O povo do município, especialmente os moradores de Jacumã e das comunidades próximas, curtindo, dançando e vivenciando estilos musicais diversificados. Essa diversidade presente em nossa cultura é um elemento maravilhoso na formação de novos públicos. Foi muito especial! Com certeza a Feirinha de Verão entra para o calendário permanente de eventos do município”, pontuou.

Prefeitura Municipal de Conde