Notícias

Márcia Lucena abre primeira audiência do Orçamento Democrático Municipal em Conde

A Prefeita de Conde Márcia Lucena abriu, na noite desta segunda-feira (10), a primeira audiência pública do Orçamento Democrático no município de Conde. Além da Prefeita, participaram todos os Secretários, Coordenadores da gestão e a Deputada Estadual Estela Bezerra. A audiência contou com a participação de mais de 200 pessoas e foi realizada no ginásio da Escola Anglicana, na Pousada, distrito de Conde. Com a criação deste novo instrumento de gestão democrática e participativa, a população poderá opinar diretamente sobre como deverão ser aplicados os recursos e na melhoria dos serviços prestados a comunidade.

Márcia fez a abertura da plenária destacando a importância deste novo instrumento de trabalho com a população. “Através do Orçamento Democrático Municipal, a população diz quais são as prioridades da sua região. Através destas informações, é criado um canal de contato direto da gestão com o povo, o orçamento nada mais é que um instrumento de democracia que abre espaço para o povo falar e construir junto com gestão”, disse.

A Coordenadora do Orçamento Democrático, Joana D’ arck Ribeiro, disse que é muito “gratificante poder estar realizando este trabalho no município de Conde” e destaca “que este instrumento da democracia participativa será de grande importância e dará vez e  voz ao povo condense”. Joana ressaltou que “nas Audiências Publicas regionais, a comunidade fará duas importantes escolhas: que obras e serviços a prefeitura realizar em sua região e ainda escolherá representantes que acompanhando e  fiscalizando ações que serão desempenhadas pela  gestão municipal”.

A Deputada Estadual Estela Bezerra ressaltou que “o Orçamento Democrático Municipal é uma ferramenta importante, porque é impossível se fazer uma boa gestão sem ouvir a população, isso quer dizer que a no orçamento de 2018, já vai ter a participação do povo de Conde, isto muda completamente esta ferramenta e a prespectiva de  mudança e a relação entre sociedade e poder público”.

Durante a audiência, foi assinada uma ordem de serviço no valor R$ 401.608,95 que será destinado para a manutenção da iluminação pública de todo o municpío de Conde o “Ilumina Conde” além de um convênio entre Prefeitura, Governo do Estado e a Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (CINEP) e da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia solidária para entrega de dez barracas que irão compor a Feira da Economia Solidária da Agricultura Alimentar na cidade de Conde.

Dona Maria José, moradora da Pousada há mais de dez anos, participou da audiência e ficou feliz em poder reinvindicar melhorias na sua comunidade. “Nunca tinha acontecido isso aqui. Nós queremos que a Prefeitura possa nos ajudar e oferecer para todos, melhores condições de vida, saúde, educação, o povo precisa e agora pode falar diretamente com a prefeita e os secretarioas”, afirmou.

Nesta primeira Audiência Pública, a gestão municipal prestou contas das ações realizadas nestes 100 dias de trabalho, como a normalização da coleta regular de lixo em todo o município, do atendimento nas Unidades de Saúde, o início das aulas nas escolas municipais e a retomada dos trabalhos nas creches.

A próxima audiência será realizada no dia 28 de abril no Salão Paroquial, no centro de Conde.

Prefeitura Municipal de Conde