Notícias

Museu do Ipiranga será reconstruído em conjunto com a comunidade e as equipes do Programa “Mutirão na Vizinhança”

A Prefeitura Municipal de Conde por meio da Secretaria de Planejamento e em parceria com a Associação da Comunidade Negra do Ipiranga e o TRAMA (Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UFPB) realizam neste final de semana (dias 07 e 08/10), mais uma ação do Mutirão na Vizinhança, onde será feita a reconstrução do Museu do Ipiranga.

A Comunidade Ipiranga, localizada na região central do município de Conde, representa a resistência Quilombola e a diversidade étnica territorial existente na cidade. Segundo o Coordenador de Habitação, Yuri Duarte, “por ser uma comunidade culturalmente ativa muito importante para o município, o quilombo do Ipiranga e a reconstrução do Museu, que havia desmoronado, representa uma oportunidade única de intercâmbio entre o poder público, a academia, os saberes e fazeres tradicionais e a sociedade, em uma mobilização coletiva em prol do resgate e valorização da cultura local”, destacou.

As atividades para reconstrução do Museu serão realizadas em duas etapas, nos dias 07 e 08 de outubro, será realizada a montagem da estrutura da casa e no dia 21, o preenchimento das paredes com o barro, a chamada “Tapagem”. A participação no mutirão é aberta a todos que tenham interesse em fazer parte desta ação que durante o processo contará com a participação de Mestres da comunidade que vão conduzir o processo e compartilhar o conhecimento popular acerca das curiosidade e especificidades das tradições culturais da região.

O Mutirão na Vizinhança é um programa da Prefeitura Municipal de Conde que acredita nas ações colaborativas e baseado no conceito de construção coletiva e da interação comunitária, busca encontrar locais de intervenção favoráveis ao desenvolvimento de atividades que possam oferecer o bem estar da comunidade. 

Prefeitura Municipal de Conde