Museu Quilombola do Ipiranga é inaugurado no próximo sábado com apresentação do Grupo Bongar e Coco do Ipiranga

A Prefeitura Municipal de Conde por meio da Secretaria de Planejamento e a Associação da Comunidade Quilombola do Ipiranga realizam no próximo sábado (28/10) a partir das 19h, a inauguração do Museu Quilombola do Ipiranga. O museu foi reconstruído através do programa Mutirão na Vizinhança, um projeto que visa qualificar espaço e equipamentos públicos estabelecendo a participação comunitária como ponto fundamental no processo de construção da cidade.

Em parceria com o TRAMA (Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UFPB), a casa-museu foi construída utilizando a técnica tradicional de taipa de mão em duas etapas: a primeira nos dias 07 e 08 de outubro, consistiu na montagem da estrutura e na segunda etapa no dia 21 de outubro, foi realizado o preenchimento das paredes com o barro, a chamada “Tapagem”. O local é um espaço físico e simbólico que resgata a história do povo e a resistência da cultura negra na região central do município de Conde.

A data escolhida para a inauguração tem um importância cultural para a região, pois a comunidade realiza no último sábado de cada mês, o tradicional Coco do Ipiranga, que atrai diversas pessoas da comunidade, de regiões próximas e até de outros estados. Quem também participa da festa é o Grupo Bongar, da Cidade de Olinda, no Estado de Pernambuco.

O Grupo Bongar é composto por seis jovens integrantes do terreiro Xambá, do Quilombo do Portão do Gelo, em Olinda e tem como propósito, levar aos palcos, a tradicional Festa do Coco da Xambá, realizada na comunidade há mais de 40 anos. O Bongar realiza um trabalho voltado para a preservação e divulgação da cultura negra pernambucana. O grupo tem uma musicalidade forte, herdada de diversas influências musicais, vivenciadas nos cultos afro-brasileiros, principalmente da linhagem xambá.

Para participar da festa, a Associação da Comunidade quilombola cobra uma taxa simbólica de R$ 5,00, que é utilizada para a manutenção do local. A entrada para os moradores da Comunidade é gratuita.