Notícias

Plano de Desenvolvimento do Litoral Sul é lançado no município de Conde.

A Prefeita Márcia Lucena participou na manhã da última sexta-feira (01/12), na Pousada Aruanã em Carapibus do lançamento do Plano de Desenvolvimento do Litoral Sul. O plano faz parte de uma ação do Sebrae com os municípios de Conde, Alhandra, Caaporã e Pitimbu e tem como principal objetivo, fortalecer o desenvolvimento econômico e turístico da região. Além da Prefeita de Conde, também estiveram presentes o Prefeito de Caaporã, Kiko Ferreira, a Presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR), Ruth Avelino, entre outras lideranças.

            De acordo com Arnaldo Júnior, Consultor do Sebrae, “o Plano resulta da participação de várias lideranças do litoral sul, lideranças do setor público, produtivo e sociedade civil, que participaram de várias discussões onde foram avaliados os desafios e oportunidades para o desenvolvimento da região, culminando com a elaboração documento. Estamos coroando uma etapa e iniciando uma nova fase, que eu diria que será a mais desafiadora, que é fazer com que as lideranças caminhem num processo de articulação e de integração, priorizando e executando as ações”, destacou.

            O documento elaborado apresenta várias ações estratégicas que visam o fortalecimento das atividades produtivas em todo o litoral. A partir deste plano, o SEBRAE em conjunto com as lideranças de cada município, vai desenvolver o trabalho de orientação e direcionamentos para as execuções das ações que promovam o desenvolvimento sustentável da região.

            A Prefeita Márcia Lucena, destacou a importância da plano e reforçou a necessidade do trabalho em conjunto dos quatro municípios (Conde, Alhandra, Pitimbú e Caaporã). “Estamos dando mais um passo importante para o crescimento da nossa região. Esse trabalho em parceria com o Sebrae vai fortalecer o nosso turismo, o comércio, a geração de renda, entre outros benefícios. O Conde vem aos poucos se reerguendo e oferecendo possibilidades para a população, mas é fundamental a união destes quatro municípios para que toda a região desenvolva o projeto e com esse trabalho em conjunto, vamos promover o desenvolvimento econômico além de uma transformação extremamente positiva nos municípios”, disse.

            O Plano faz parte de um trabalho em conjunto que desde o mês de abril vem sendo elaborado através de workshops nos municípios e que resultaram no Plano de Desenvolvimento. Nos estudos realizados, as ações foram propostas para os setores da agricultura e turismo. Na agricultura serão trabalhados o Fortalecimento Institucional, Infraestrutura, Inovação e Tecnologia, Acesso ao mercado, entre outros aspectos. O turismo tem como foco a Estruturação do Produto Turístico, Comercialização e Sustentabilidade.

            O evento foi encerrado com uma palestra da Socióloga com Especialização em Desenvolvimento Humano, Tânia Zapata, que destacou a importância deste momento de trabalho em conjunto entre o Sebrae e os municípios. 

            No site do Sebrae, a população pode ter acesso ao Plano de Desenvolvimento.

Prefeitura Municipal de Conde