Notícias

Prefeita Márcia fala sobre mulher e poder na Semana de Gestão Pública da UFPB

Prefeita Márcia dá entrevista antes de iniciar palestra no campus de João Pessoa

Prefeita Márcia dá entrevista antes de iniciar palestra no campus de João Pessoa

A prefeita de Conde Márcia Lucena disse na tarde desta segunda-feira (27), ao participar da Semana da Gestão Pública da Universidade Federal da Paraíba, sobre a mulher na política e no poder, que a participação feminina é condicionada a desafios, os espaços são marcados pelo machismo, praticado por homens e mulheres, mas que é possível com persistência atuar para transformar na perspectiva da igualdade tanto formas de ver o mundo como a prática cotidiana nas instâncias de decisão.

Professora desde os 17 anos, eleita prefeita de Conde pelo PSB no ano passado, Márcia Lucena falou a estudantes, professoras e professores que compareceram ao evento no auditório 211 (CCSA-UFPB, campus João Pessoa) sobre sua trajetória pessoal. Ele disse como foi importante para sua formação acadêmica ter sido influenciada por pai e mãe, profissionais da educação.

Destacou que foi através da educação pública, ainda nos tempos de estudante de arte na UFPB, e depois em cargos de liderança na Prefeitura de João Pessoa e como secretária de Estado da área, que confirmou uma vocação para a realização de projetos de transformação e inclusão social. E este processo a levou à política e a assumir o desafio de disputar um cargo eletivo.

A prefeita de Conde, especificamente sobre a administração municipal e suas interseções com a política, declarou que está à frente de um esforço sistemático para estabelecer a regularização formal, documental, legal de todas as relações e processos permeados pelo poder municipal, inclusive atuando para garantir a separação de Poderes, propondo autonomia, diálogo e participação na formulação das políticas públicas.

Na entrevista após o evento, do qual também participaram como palestrantes a deputada estadual Estela Bezerra (PSB) e a vice-reitora da UFPB Bernardina Freire, a prefeita reafirmou a disposição de toda a equipe em trabalhar contra o alto índice de violência que atinge a população feminina em Conde, na atualidade. Márcia Lucena destacou a criação agora em sua gestão de uma Coordenadoria de Mulheres, que já concluiu um plano municipal com programas integrados de proteção, promoção e valorização. 

Prefeitura Municipal de Conde