Prefeita Márcia fala sobre mulher e poder na Semana de Gestão Pública da UFPB

Prefeita Márcia dá entrevista antes de iniciar palestra no campus de João Pessoa

A prefeita de Conde Márcia Lucena disse na tarde desta segunda-feira (27), ao participar da Semana da Gestão Pública da Universidade Federal da Paraíba, sobre a mulher na política e no poder, que a participação feminina é condicionada a desafios, os espaços são marcados pelo machismo, praticado por homens e mulheres, mas que é possível com persistência atuar para transformar na perspectiva da igualdade tanto formas de ver o mundo como a prática cotidiana nas instâncias de decisão.

Professora desde os 17 anos, eleita prefeita de Conde pelo PSB no ano passado, Márcia Lucena falou a estudantes, professoras e professores que compareceram ao evento no auditório 211 (CCSA-UFPB, campus João Pessoa) sobre sua trajetória pessoal. Ele disse como foi importante para sua formação acadêmica ter sido influenciada por pai e mãe, profissionais da educação.

Destacou que foi através da educação pública, ainda nos tempos de estudante de arte na UFPB, e depois em cargos de liderança na Prefeitura de João Pessoa e como secretária de Estado da área, que confirmou uma vocação para a realização de projetos de transformação e inclusão social. E este processo a levou à política e a assumir o desafio de disputar um cargo eletivo.

A prefeita de Conde, especificamente sobre a administração municipal e suas interseções com a política, declarou que está à frente de um esforço sistemático para estabelecer a regularização formal, documental, legal de todas as relações e processos permeados pelo poder municipal, inclusive atuando para garantir a separação de Poderes, propondo autonomia, diálogo e participação na formulação das políticas públicas.

Na entrevista após o evento, do qual também participaram como palestrantes a deputada estadual Estela Bezerra (PSB) e a vice-reitora da UFPB Bernardina Freire, a prefeita reafirmou a disposição de toda a equipe em trabalhar contra o alto índice de violência que atinge a população feminina em Conde, na atualidade. Márcia Lucena destacou a criação agora em sua gestão de uma Coordenadoria de Mulheres, que já concluiu um plano municipal com programas integrados de proteção, promoção e valorização.