Prefeita Márcia Lucena leva experiência do Olá Comunidade ao encontro da Rede Paraibana de Democracia Participativa em Cabaceiras

A Prefeita Márcia Lucena participou na última sexta-feira (26/01), na Cidade de Cabaceiras, na região do Cariri paraibano, do encontro da Rede Paraibana de Democracia Participativa, onde apresentou os resultados positivos do Orçamento Democrático no município de Conde e compartilhou a experiência da criação do projeto “Olá Comunidade” e os resultados. Além da Prefeita, participaram do encontro, o Prefeito de Cabaceiras, Tiago Castro, representantes da Rede e o Secretário Executivo do Orçamento Democrático Estadual, Givanildo Pereira.

“É muito importante este espaço onde possamos debater e compartilhar experiências relacionadas a este canal que é o Orçamento Democrático. No Conde, a aceitação foi muito positiva, a população participou ativamente das plenárias e o resultados das demandas determinadas pela população, estão inseridas na LOA de 2018, que foi entregue pela primeira vez dentro do prazo determinado e a Câmara de vereadores aprovou por unanimidade. Hoje, a população de Conde é ouvida e faz parte das decisões tomadas pela Gestão Municipal”, ressaltou a Prefeita.

Márcia também compartilhou com os participantes sobre a criação do novo canal de contado direto com as comunidades de Conde, o “Olá Comunidade”.

“O Olá Comunidade começou como um espaço de diálogo com a população, onde íamos para apresentar os serviços que a gestão vinha realizando e ouvir um pouco mais sobre a situação de cada comunidade de forma individual. A medida em que os encontros iam acontecendo, as comunidades foram se organizando entre si, criando pautas e os encontros ficaram fixos todas as terças e quintas-feiras a noite e de acordo com a demanda de cada comunidade, convidamos parceiros que aceitaram a nossa ideia e participaram do debate, como os representes da Cagepa, Vereadores, criando um elo de ligação ainda mais firme com todas as comunidades”, disse.

As visitas iniciaram no mês de setembro e até o mês de dezembro, foram visitadas mais de 20 comunidades. Para 2018, de acordo com a Coordenadora do Orçamento Democrático Municipal, Joana Ribeiro, o calendário está em fase final de elaboração e as visitas em breve serão retomadas. “A criação do Olá Comunidade partiu de vários pedidos vindo das comunidades quando visitadas pelos articuladores e Conselheiros, pedindo a criação de um novo canal de interação da prefeita Márcia Lucena com a população. Estamos ajustando o cronograma das visitas para começarmos pelas comunidades não visitadas ano passado e retornar as comunidades que receberam o projeto inicialmente para debater com a comunidade as solicitações feitas e as providências que foram tomadas”, afirmou Joana.

Durante o evento em Cabaceiras, também foi aprovado o Regimento Interno da Rede Paraibana de Democracia Participativa, o novo formato do Sistema de Participação Digital, apresentado pelo Presidente da CODATA, Kroll Jânio e a construção do calendário de participação da Rede nas plenárias municipais.