Prefeitura de Conde premia estudantes vencedores em concurso de redação e desenho em homenagem à mulher

Foi realizada na manhã desta terça-feira (11) na Câmara Municipal de Conde, a premiação dos estudantes da rede municipal de ensino que participaram do concurso de desenho e redação promovido pela Secretaria de Educação e Cultura e Coordenadoria de Mulheres. O concurso integrou a programação do “Março da Cidadania” que promoveu diversas ações em homenagem ao mês da mulher. Participaram da entrega, a Prefeita Márcia Lucena, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Naldo Barbosa, a Secretária de Educação, Professora Cida Uchôa, a Coordenadora de Mulheres, Jaciara Costa e a Deputada Estadual, Estela Bezerra.

A Secretária de Educação, professora Cida Uchôa disse que “ao ler as redações e ver os desenhos, percebi que os alunos enxergam essa desigualdade de direitos que ainda existe em torno das mulheres. Precisamos enfrentar isso, e a maneira mais correta é começar pela educação, na escola, com os meninos desde pequeninos, com o respeito que se deve ter igual, diante do que a vida está proporcionando para elas de presente”, afirmou.

Jaciara Costa, Coordenadora de Mulheres, classificou este momento como “um momento ímpar no município, promover por meio da educação, a reflexão política sobre a mulher que faz história, estimular os alunos nas diversas modalidades de ensino, sobre a mulher e a condição de ser mulher, é também fazer história”

A Deputada Estela Bezerra, destacou a importância do trabalho educativo feito nas escolas, através do concurso. “Quando se aborda temáticas diferenciadas nas escolas, desperta no aluno, o interesse em querer aprender mais, entender sobre determinado assunto, este é o diferencial, quando o trabalho de conscientização começa na sala de aula, os alunos vão deixar a escola conscientes de que eles podem fazer a diferença, que eles podem mostrar em casa, ou na rua, que não existe essa desigualdade entre homens e mulheres e o caminho é esse, fazer as pessoas pensarem, escreverem e discutirem.”

Os alunos matriculados no Ensino Fundamental I (anos iniciais) e EJA (Ciclos I e II), participaram da categpria desenho, que teve como tema “Uma Mulher em Atividade”. Os alunos que fazem parte do Ensino Fundamental II (anos finais) e EJA (Ciclos III e IV), ficaram com a categoria redação, onde cada um deveria escrever um texto dissertativo com no mínimo 25 e no máximo 30 linhas, com o tema “Uma Mulher que Faz História”.

Na categoria desenho, o primeiro colocado premiado com um tablet, foi o aluno do 5º ano da Escola Noêmia Alves, Matheus Mark’s Santos, que deu ao seu o desenho o nome “Mulheres sendo eleitas”. O estudante disse que “ficou muito contente em ganhar o prêmio, a professora passou um texto na sala, dizendo que no dia 24 de fevereiro se comemora a conquista do voto feminino no Brasil, então eu achei interessante desenhar sobre isso”, destacou.

Na categoria redação, a aluna Augustina Isabella Yaque do 9º ano da Escola Noêmia Alves foi a primeira colocada e foi premiada com um notebook. Seu texto teve como título: Mulher – Uma história de Lutas e Conquistas. A estudante destacou que sua inspiração foi “a história da mulher de forma geral, de tudo o que ela passou desde o começo de tudo, até o dia dias de hoje, e assim fui começando a criar minha redação”.

A Prefeita Márcia Lucena parabenizou todos os alunos, professores e diretores que participaram deste concurso e afirmou que “a redação e o desenho não encerram as tarefas, elas determina apenas o começo, cada diretor, cada professor, está comprometido em dar continuiedade a este trabalho, e disutir o assunto em sala de aula, pelo menos um dia na semana, vamos trazer o conteúdo voltado para a mulher, vamos abrir a discussão e tornar nossos alunos, formadores de opinião, todos estão de parabéns pelo trabalho.”disse.

Confira abaixo a classificação completa dos participantes do concurso de desenho e redação.

Categoria desenhos como tema: “Uma Mulher em Atividade”

1º lugar: Matheus Mark’s Santos de Araújo / 5º ano / Escola Noêmia Alves

(Mulheres Sendo Eleitas);

2º lugar: Maria Expedita Fernandes / Ciclo I e II EJA / Escola Reginaldo Claudino de Sales (Uma Mulher em Atividade);

3º lugar: Jordânia de Oliveira Lima / Ciclo I e II EJA / Escola Noêmia Alves

(Uma Mulher no Seu Posto de Trabalho)

Categoria redação com o tema: “Mulher que faz história”

1º lugar: Augustina Isabella Yaque / 9º ano / Escola Noêmia Alves

(Mulher – Uma História de Lutas e Conquistas);