Notícias

Programa de Inclusão através da Músicas e das Artes (PRIMA) inicia atividades em Conde.

A Prefeitura de Conde por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes em parceria com o Governo do Estado, iniciou nesta segunda-feira (04/12) as aulas do Programa de Inclusão através da Música e das Artes (PRIMA) no Centro de Criatividade Cultural Professor Iveraldo Lucena (Núcleo de Cultura), no centro da cidade. O município vai oferecer aulas de violino, violoncelo, clarinete e canto coral.

O objetivo do programa é criar um sistema de orquestras, bandas e corais com os jovens, utilizando o ensino da música como ferramenta para inclusão social e disponibilização de oportunidades para as crianças e adolescentes de todo o estado da Paraíba. Além do Conde, a Prima já atende aos municípios de João Pessoa, Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Guarabira, Itaporanga, Monteiro, Patos, Santa Rita e Sousa.

De acordo com o Coordenador do Núcleo de Cultura, Marcos Antônio, a implantação do programa no município de Conde vai beneficiar muitas crianças e adolescentes que tem interesse pela música. “Estamos felizes em ver as aulas iniciando aqui em nossa cidade, e ver o entusiamos das nossas crianças e adolescentes, é gratificante demais. São parcerias como esta, que trazem crescimento e criam oportunidades na cidade. Com certeza vamos formar muitos talentos aqui na cidade”, comemorou.

O estudante Herbert Juan Nascimento, de 13 anos, que mora no centro da cidade, vai fazer aula de clarinete e não esconde o entusiasmo em participar do programa. “Já tinha ouvido falar no Prima, mas não esperava que um dia iria fazer parte. Estou muito feliz em ser aluno do projeto e escolhi o clarinete porque é um instrumento que sempre me chamou a atenção, acho bonito o som que ele faz, suave e ao mesmo tempo forte”, disse.

A prefeita Márcia Lucena reforça a importância da vinda do programa para o município de Conde e da importância do ensino de valores através da música e das artes. “é com grande alegria que nossa cidade dá início a mais um projeto que já sucesso em vários municípios, o Prima além de trazer a inclusão social e conhecimento, desperta vocações e valoriza o ensino musical e o protagonismo estudantil”, afirmou.

O professor de clarinete, Thompsom Moura, que é natural do município, não esconde a alegria de poder trazer os seus conhecimento para a sua cidade através do programa. “Comecei muito pequeno, com a professora Iracema Lucena e sempre tive interesse pela música. Estudei, me formei e hoje estou aqui podendo compartilhar os meus conhecimentos, da mesma forma que fizeram comigo quando estava aprendendo. É muito importante essa troca e estamos num aprendizado constante”, afirmou.

As aulas estão sendo realizadas sempre as segundas, quartas e sextas-feiras no turno da tarde, no Centro de Criatividade Cultural Professor Iveraldo Lucena (Núcleo de Cultura). Foram abertas 100 vagas para o município de Conde, sendo 50 para instrumentos musicais e 50 para canto coral. No momento as vagas estão todas preenchidas, mas de acordo com a Coordenação do Núcleo de Cultura, assim que houver nova oferta de vagas, será feita a divulgação para os interessados.

Prefeitura Municipal de Conde