Notícias

Secretária de Educação de Conde participa do Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação

Equipes técnicas das secretarias municipais de educação de todo o brasil, estão reunidos desda a última segunda-feira (08), na 16º edição do Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação, na cidade de Fortaleza no Ceará. No evento promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), o Conde está sendo representado pela Secretária de Educação Cida Uchôa. O encontro acontece anualmente e tem como objetivo avaliar a situação atual das unidades de ensino do país, além da promoção de debates que visam estudar propostas para melhoria das políticas públicas educacionais.

A edição de 2017 do Fórum vem com o tema “Os desafios para o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE) na garantia do direito à educação de todos e de cada um”. Estão sendo realizadas palestras, atividades, mesas redondas, salas temáticas e visitas às salas de atendimento governamental.

A Secretária de Educação Cida Uchôa, destacou a oportunidade de participar do encontro e falou sobre o momento de troca de experiências com outros gestores educacionais. “O encontro é voltado para uma discussão sobre o plano municipal de educação de cada município como também é um momento onde os municípios podem se inteirar de como aderir aos programas que o MEC e o FNDE oferecem. É um espaço onde conhecemos tudo de novo que a educação pode oferecer e a partir desse conhecimento, poder levar e aplicar em nosso município”, disse.

 

SOBRE O FÓRUM

            Para discutir com dirigentes e equipes técnicas de secretarias municipais de educação de todo o país o tema: “Os desafios para o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE) na garantia do direito à educação de todos e de cada um”, a Undime está realizando entre os dias 08 e 11 de agosto, o 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação, em Fortaleza (CE). Na ocasião será realizada a eleição dos membros da diretoria executiva e do conselho fiscal da Undime para o biênio 2017/2019. A proposta do Fórum é pautar os três anos do Plano Nacional de Educação e os principais desafios para a implementação e para o cumprimento de suas metas e estratégias; as políticas e os programas do governo federal; a importância das ações intersetoriais para a promoção do direito de aprender; os desafios relacionados à oferta da educação como direito, o pacto federativo e os entraves legais que os municípios enfrentam ao longo das gestões.

Nos quatro dias de atividade, nas salas temáticas, serão debatidos seis temas: implementação, monitoramento, avaliação dos Planos Municipais de Educação (PME) e gestão democrática; gestão pedagógica; gestão de pessoas; gestão administrativa e gestão de estrutura e documentação; gestão do transporte escolar e gestão da alimentação escolar; gestão orçamentária e financeira.

Prefeitura Municipal de Conde