Conde realiza Mostra Municipal de Robótica

Publicado em 11/06/2019 às 16:00

Conde realiza Mostra Municipal de Robótica

A Prefeitura de Conde por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, promoveu nesta terça-feira (11), a 1ª Mostra Municipal de Robótica. No evento, realizado no Centro de Criatividade Professor Iveraldo Lucena, no Centro de Conde, alunos e alunas das escolas da rede municipal de ensino, apresentaram os projetos desenvolvidos em sala de aula, durante as atividades de robótica educacional, que o município está oferecendo aos estudantes do 6º ao 9º ano da rede de Conde.

A Prefeita Márcia Lucena também participou do evento que foi uma etapa preparatória para a Olimpíada Brasileira de Robótica, que acontecerá em agosto e vale classificação para a etapa nacional, que será realizada no mês de outubro, no Rio Grande do Sul.

"Este é um momento especial para nossos estudantes, estou muito feliz em poder participar desta atividade e ver que em tão pouco tempo, temos apenas 08 meses de implantação da robótica educacional, já foram desenvolvidos trabalhos magníficos. A robótica vai muito além da construção de robôs, ela trabalha várias áreas, como a linguagem, a matemática, o inglês, física, química. É um trabalho importante na formação do aluno e eles estão num nível de conhecimento igual a qualquer outro estudante de todo o país que estude a robótica. Agora é desejar boa sorte para a Olimpíada Brasileira e se acontecer a classificação, vamos dar toda a força para que o Conde seja representando na etapa nacional", disse a Prefeita Márcia Lucena.

Ao todo, sete escolas da rede municipal tiveram o sistema de robótica educacional implantado. São elas: Manoel Paulino (Pousada), Abelardo Alves de Azevedo (Boa Água), Noêmia Alves (Centro de Conde), João Ribeiro (Nossa Senhora da Conceição), Lina Rodrigues (Gurugi), José Mariz (Jacumã) e Geni Rufino (Ademário Régis).

Desde 2018, o ensino da robótica educacional em Conde faz parte das atividades aplicadas em sala de aula. No município, os alunos e alunas do 6º ao 9º ano participam das aulas que são realizadas no turno oposto ao que eles são matriculados.

O Secretário Adjunto de Educação Júnior Caroé acompanhou o evento e parabenizou o empenho dos estudantes. "Impossível não parabenizar nossos alunos e alunas que estão se dedicando tanto a esta nova modalidade de atividades que o Conde está oferecendo. São mais de R$ 50 mil investidos em equipamentos, formação de professores e materiais didáticos, para que nossos estudantes possam ter acesso a esta nova ferramenta, que é a Robótica. O Conde está de parabéns por alunos e alunas interessados e disciplinados e os professores e professoras que estão dando as aulas também merecem todo o apoio por estarem executando um trabalho único em nossa cidade", destacou.

Durante a mostra, os participantes puderam ter uma base de como vai funcionar a Olimpíada Brasileira de Robótica, que acontecerá no mês de agosto em João Pessoa. O Professor Alexandre Moura, Coordenador do Núcleo de Robótica Educacional, ressaltou a preparação dos alunos e alunas para o evento. "Hoje realizamos nossa primeira mostra, mas já deixando os estudantes por dentro de como funcionará a OBR. Todos os projetos estão cada vez melhores, isso mostra o interesse dos estudantes e o empenho dos professores que aceitaram este desafio de ministrar as sulas de robótica nas unidades de ensino", disse.

Além das aulas práticas, durante o treinamento, os estudantes também tem aulas teóricas sobre o que é robótica, como funciona, o processo de montagem e desmontagem dos robôs e como é feita a programação para que os protótipos sigam os comandos desejados.


 

Tempo
Conde - PB
Mín 24ºC
27º
Máx 30ºC
Chuvas isoladas

Mais Lidas