Prefeitura apresenta o Programa Agentes da Educação que garante o direito de aprendizado do aluno nas suas residências

por SECOMD | Publicado em 04/05/2021 às 16:58

A chegada da pandemia do novo Coronavírus, nos primeiros meses de 2020, trouxe perda de vidas, instabilidade econômica e impôs grandes desafios à Educação. Sem a possibilidade de manter as aulas presenciais, os entes responsáveis pelo ensino em todas as esferas tiveram que se reinventar.

Na cidade de Conde, esse processo de reinvenção ganhou forças a partir de janeiro de 2021 quando a Secretaria de Educação, Esporte e Cultura (Semec) abriu as matrículas pela web, desenvolveu sua própria plataforma de ensino, estabeleceu o ensino remoto e fechou parceria com a gigante da tecnologia Google.

No decorrer deste segundo bimestre do ano letivo o professor Thalles Medeiros, secretário da pasta, identificou a necessidade de aprimorar o ensino remoto e apresentou o programa Agentes da Educação. O objetivo é garantir o direito de aprendizado do aluno nas suas residências oferecendo suporte as necessidades específicas de aprendizagem.

Os agentes do programa visitarão as residências dos alunos matriculados na rede municipal de ensino para identificar a necessidade social das famílias visitadas através de um instrumento de coleta de dados e para fazer a entrega das atividades escolares dos alunos com orientação pedagógica.

Toda a equipe da Semec estará imbuída no programa. O Núcleo de Formação da Secretaria já iniciou a formação dos profissionais habilitando-os para aplicar a proposta do Agentes da Educação.

Para Thalles, "o programa traduz o compromisso da Secretaria de Educação do município com a construção de políticas educativas de qualidade e, igualmente, representam o esforço conjunto para a consolidação de bases, procedimentos e práticas indispensáveis à solidez das ações e serviços pertinentes às ações dos agentes de auxiliar no acompanhamento e apoio ao aprendizado dos alunos", disse.

SECOMD
Predomínio de sol