19 DE ABRIL: Gestão municipal de Conde visita aldeia indígena e disponibiliza serviços públicos essenciais

por SECOMD | Publicado em 19/04/2021 às 19:57

Desde 1940, 19 de abril foi escolhido para ser o dia do índio em todas as Américas, com exceção do Brasil que só oficializou esta data 3 anos depois através do Decreto-lei 5.540/43. A partir daí a data tem sido um momento de reflexão para as comunidades indígenas aldeiadas e desaldeidas do Brasil.

A cidade de Conde conta com 3 comunidades de índios Tabajaras, são as aldeias Vitória, Barra de Gramame e Nova Conquista. O cacique da mais antiga entre elas, a aldeia Vitória, disse, em visita de uma equipe multidisciplinar da Secretaria de Trabalho e Ação Social (Setras), que a data serve para relembrar os sofrimentos e as lutas dos povos indígenas.

Ednaldo Tabajara relatou aos visitantes todas as lutas dos Tabajaras para estarem na Reserva que hoje lhes pertence. "A última aldeia Tabajara de Jacoca (nome antigo da região onde hoje está a cidade de Conde) resistiu até 1920, mas fomos obrigados a abandonar nossas terras e a migrar para os subúrbios da capital", narrou o cacique. Somente em 2005 os Tabajaras começaram a se reorganizar, pleiteando o espaço ocupado atualmente por eles, com o intuito de reunir a tribo e resgatar a cultura indígena.

A equipe da gestão municipal foi à aldeia Vitória com o propósito de restabelecer o relacionamento entre a tribo e o município, e para disponibilizar os serviços públicos dos quais os índios se mostraram carentes. A Chefe de Divisão do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Gurugi, a assistente social Itawanne Araújo, que estava acompanhada da psicóloga Joselma Pereira e da assistente social Karla Nóbrega, detalhou o motivo da visita:

"Como CRAS nós nos disponibilizamos para fazer encaminhamentos para auxílios como o BPC para idosos e auxílio doença para detentores de comorbidades; Serviços de documentação pessoal; Encaminhamentos para o CREAS em casos de violência; Cadastramento e referência para os serviços do CRAS, como CadÚnico; Assistência psicológica;  Cadastramento e referência para a concessão dos benefícios eventuais, por exemplo, para as gestantes. Pretendemos com isso garantir a dignidade dos povos indígenas do Conde", explicou.

O cacique reconheceu o valor da visita: "É uma alegria receber o Poder Público aqui. É muito importante a Prefeitura estar dentro das aldeias vendo o que é melhor para a sociedade condense e nós somos parte dessa sociedade", pontuou.

A coordenadora de Cultura do município, Izaíra de Joãozinho, também esteve presente com sua equipe.

SECOMD