Gurugi recebe a 3ª audiência pública do ODM

Publicado em 06/06/2019 às 23:43

Gurugi recebe a 3ª audiência pública do ODM

Gurugi recebe a 3ª audiência pública do ODM, Prefeita Márcia Lucena faz entrega de materiais e assinatura de contrato para a nova UBS da região

 

A Prefeitura de Conde por meio da Coordenadoria do Orçamento Democrático, realizou na noite desta quinta-feira (06), no salão paroquial da Igreja de São Sebastião, em Gurugi, a 3ª Audiência Pública do Orçamento Democrático Municipal. Na plenária, que contou com mais de 200 participantes, a Prefeita Márcia Lucena, junto com os Secretários e Coordenadores da gestão, ouviu as necessidades da população que elegeu como prioridade para o próximo ano, infraestrutura para a 3ª Região Geoadministrativa.

Na abertura da Plenária, os alunos e alunas da Escola Municipal José Albino Pimentel, da Comunidade do Ipiranga, apresentaram as danças quilombolas, como o coco de roda e o maculelê, reforçando a cultura local. Após as apresentações culturais, a Prefeita Márcia Lucena, deu início as assinaturas de contratos e entregas de materiais. A Prefeita assinou o contrato de Prestação de Serviços com a Empresa Estudio 41, do Paraná, que será responsável pela criação do projeto da nova Unidade Básica de Saúde do Gurugi, que foi escolhido por meio do Concurso Nacional de Projeto, realizado pelas Secretarias de Planejamento e Saúde do município.

Em seguida, a prefeita e a secretaria de educação, Cida Uchôa, entregaram os brinquedos que serão instalados nas áreas externas das escolas e Creis da 3ª região, e a arena e circuito de robótica, que foi entregue aos alunos e alunas da Escola Municipal Lina Rodrigues, que está desenvolvendo a robótica educacional com os estudantes. Para a realização destas ações, foram investimento de R$ 141.389,35.

 

Na saúde, as UBS Gurugi e Mata da Chica receberam equipamentos para a odontologia, pediatria, atendimento entre outras ações. Com investimento de R$ 28.907,70 as unidades estão recebendo os seguintes equipamentos: amalgamador, fotopolimerizador, ultrassom com jato de bicarbonato, materiais educativos, canetas de alta rotação, micromotores, compressores e insumos, além de caixas térmicas com termômetros, nebulizador com quatro saídas, balanças, macas, mascas ginecológicas, autoclaves, seladoras e sonar. Para o Pronto Atendimento (policlínica) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foram disponibilizados novos Desfibriladores e ressuscitadores manuais.

“O Orçamento Democrático é a participação da população no poder público, é de extrema importância que as pessoas saibam onde o dinheiro público vai ser empregado, é importante ouvirmos as queixas e os reconhecimentos, isso mostra que a população ainda mais participativa nos assuntos da gestão”, disse a prefeita Márcia Lucena.

A Coordenadora do Orçamento Democrático Municipal, Joana D’arc Ribeiro, agradeceu a presença da população que faz parte da 3ª Região do ODM, apresentou a metodologia de funcionamento do ODM. “Através das plenárias do orçamento democrático, estamos dando voz para que a população possa decidir aquilo que deve ser prioridade na sua comunidade e desta forma, direcionar em quais políticas públicas, a gestão municipal deverá trabalhar”, disse Joana.

Durante a audiência, os participantes votaram nas três prioridades principais que vão ser trabalhadas a partir de 2020. Com 22%, a população elegeu como prioridade de investimento, a infraestrutura (pavimentação de ruas, construção de casas populares, iluminação pública), seguida de Agropecuária e Pesca, com 13% e Políticas Públicas para as Comunidades Tradicionais, com 13%.

Dona Luzia da Conceição fez seu credenciamento, elegeu suas prioridades e disse estar muito feliz com essa nova forma de trabalho que a Prefeita Márcia Lucena está realizando no município“Nunca vimos isso em todo o município, o acesso aos gestores sempre foi difícil, agora estamos aqui, com a prefeita e os secretários, podendo decidir o que vai ser melhor para nossa comunidade. Gosto de participar, é meu direito como moradora não só elogias, mas também criticar e pedir uma solução”, disse.

A 4ª Audiência Pública está prevista para o mês de julho e vai ser realizada em Jacumã.

Tempo
Conde - PB
Mín 23ºC
26º
Máx 29ºC
Possibilidade de chuva

Mais Lidas