Ordem de Serviço para revitalização do Centro é assinada pela Prefeita Márcia Lucena

Publicado em 25/11/2019 às 13:00

Ordem de Serviço para revitalização do Centro é assinada pela Prefeita Márcia Lucena

A Prefeita Márcia Lucena assinou na manhã desta segunda-feira (25), a Ordem de Serviço para as obras de reforma e requalificação do Centro de Conde. Para a reforma, estão sendo investidos R$ 4.273.351,85 de recursos próprios e vai beneficiar moradores, comerciantes e fortalecer o turismo e o comércio local. As obras já iniciaram.

            “A reforma do Centro era uma obra bastante sonhada e pensada na qualidade de vida que ela vai trazer para a população e fortalecer o comércio local e criar uma nova rota do turismo. A revitalização vai deixar o centro mais leve e compor a beleza desta região com o novo Mercado Público Municipal que está finalizado e o Ginásio Poliesportivo que já está passando pela sua reforma. Tudo o que vocês vão ver aqui nesta região foi fruto da participação popular nas oficinas de idéias, onde o sonho de cada um e cada uma foi inserido no projeto e agora vamos realizar esse sonho”, disse a Prefeita Márcia Lucena.

O projeto vai revitalizar uma área de 14.266,00 m2, com ações de urbanismo, paisagismo, infraestrutura urbana, equipamento públicos e mobiliários urbanos. A área definida concentra a maior quantidade de áreas livres e equipamentos instalados dentro do perímetro urbano de Conde, como o Mercado Público, Escolas, Praças (Pedro Alves e Antônio de Sousa Santos), Igrejas, serviços de transportes e repartições públicas, além de ser o local onde são realizados com frequência, ações e eventos.

O Secretário de Planejamento Flávio Tavares ressaltou a importância do momento para a Cidade de Conde. “Hoje foi um dia pra gente nunca esquecer, ao mesmo tempo em que assinamos a ordem de serviço, as obras de reurbanização da área central de Conde iniciaram. Um marco histórico na vida dessa cidade e na gestão pública paraibana. Uma marca fincada pela coragem e ousadia da Prefeita Márcia Lucena”, destacou.

            O projeto escolhido por meio do Concurso Nacional de Projetos é de Porto Alegre (Rio Grande do Sul) e concorreu com outros 32 projetos de 11 estados e foi o que atendeu a vários aspectos solicitados, como a economia, o comércio local e a criação de espaços de permanência para a população.

            A obra será dividida por etapas e neste primeiro momento, as obras acontecem do Cruzeiro da Igreja Matriz, passando por toda a Rua Nossa Senhora da Conceição, parte da Rua Domingos Maranhão, encerrando na região onde fica a sede da Guarda Civil Municipal. Durante as obras, o acesso de veículos ficará restrito no local, sendo permitido trafegar a pé na região. Os atendimentos na UBS Centro não serão interrompidos, o acesso até a unidade será permitido com espaço para a passagem de ambulâncias, quando for necessário.

            Comerciante na região há mais de 20 anos, Antônio Hermínio, também conhecido como Toinho do Bal, não escondeu a alegria de poder estar presenciando o início das obras. “Muito se foi pensado para o centro da nossa cidade, mas nada foi executado. Agora temos uma obra iniciando e uma reforma que tem a sugestão de cada morador da região. Fico feliz em poder ter feito parte desta construção e claro que aguardo ansioso a conclusão das obras”, disse.

            Durante o período da obra que será dividida inicialmente em quatro etapas, o tráfego de veículos não será permito em toda a extensão do serviço e para que os moradores e comerciantes locais pudessem tirar todas as dúvidas e esclarecimentos, todos e todas receberam uma cartilha informativa, distribuída pela Secretaria de Planejamento e Projeto de Economia Criativa (CASULO).

            Com as obras, a nova área vai contar com ruas e calçadas acessíveis, jardins, espaço para piquenique, mobiliário, quiosques, anfiteatro, pista de skate, equipamento de ginástica, fonte e nova iluminação pública. A empresa CONSTRUDANTAS Construção e Incorporação LTDA será a responsável pela execução da obra.

 

Vídeo
Tempo
Conde - PB
Mín 25ºC
28º
Máx 31ºC
Chuvas isoladas

Mais Lidas