Prefeitura lança campanha em comemoração aos 56 anos de Conde

Publicado em 28/10/2019 às 16:38

Prefeitura lança campanha em comemoração aos 56 anos de Conde

A Prefeitura de Conde, por meio da Secretaria de Comunicação Social e Difusão Digital (SECOMD), iniciou as comemorações dos 56 anos do município lançando uma campanha digital sobre o amor que as pessoas têm pela cidade. “Conde, Razões Para Amar”, é um espaço criado nas redes sociais para que as pessoas declarem por meio de vídeos, seu amor pela cidade e que querem prestar sua homenagem.

De acordo com o Leandro Santos, assessor técnico da SECOMD e criador da campanha, a série de vídeos vai muito além de uma simples homenagem. “Toda cidade tem sua característica, sua história, raízes. Não seria diferente com o Conde! São as pessoas que fazem parte dessa construção. Elas criam costumes, planejam novos tempos e escrevem um novo futuro a todo instante. A campanha quer mostrar justamente isso: quem faz o Conde, quem são essas pessoas que diariamente fazem essa cidade acordar e mostrar sua história e força para crescer. E mais que isso: por que elas amam o Conde?”, enfatizou.

Para participar basta gravar um vídeo de no máximo 1 minuto, falando seu nome e dizendo o porquê de seu amor pela cidade.  O vídeo deve ser enviado para o WhatsApp (83) 9 8117-2643, criado exclusivamente para a campanha. Os vídeos serão postados nas redes sociais da Prefeitura (Facebook, Instagram e YouTube), durante o mês de aniversário da cidade. Qualquer pessoa pode participar e homenagear o município ou algum local específico da cidade que tenha um significado especial.


O aniversário de emancipação de Conde acontece no dia 18 de novembro.


Mais sobre a história da cidade


O município de Conde tem raízes históricas na aldeia Jacoca, de índios Tabajara, administrada pelos missionários franciscanos, logo depois de sua chegada à Paraíba em 1589. A sede do município originou-se da fusão dessa aldeia com outra denominada Pindaúna, de índios Potiguaras, durante a ocupação da capitania pelos invasores holandeses.

Em 1636, quando os holandeses se apoderaram da Capitania da Paraíba, a região onde se localiza a sede municipal ainda era habitada pelos índios que, por ordem do governador holandês, foram se alojar na capital. Foi fundado um povoado pelo capitão inglês John Harrison (que estava a serviço dos holandeses) durante esta ocupação. Este povoado foi batizado de Maurícia ou “Mauricéia”, homenagem ao governador da província, Conde Maurício de Nassau e foi importante como ponto estratégico na defesa da passagem de Recife (capital para os holandeses), até Filipéia de N. S. das Neves, nome antigo de João Pessoa.

Na divisão administrativa do Brasil em 1911, o município de Conde aparece, pela primeira vez, como distrito de João Pessoa, o mesmo acontecendo em 1933, 1936 e 1937 e no quinquênio 1939-43. No quinquênio 1944-48, figurou com o nome modificado para Jacoca. A Lei nº 318, de 07 de janeiro de 1949, que fixou a divisão administrativa para o quinquênio 1949-53, modificou mais uma vez sua toponímia, passando para Vila do Conde.

Sua emancipação política foi alcançada em 18 de novembro de 1963, quando foi desmembrada de João Pessoa.

Saiba mais sobre a história do município aqui

 Para assistir os vídeos que já foram enviados e compartilhados pelos perfis da Prefeitura, basta clicar neste link

 

Tempo
Conde - PB
Mín 24ºC
27º
Máx 31ºC
Parcialmente nublado

Mais Lidas