Secretário de Planejamento discute habitação de interesse social durante seminário no Rio de Janeiro

Publicado em 02/12/2019 às 12:10

Secretário de Planejamento discute habitação de interesse social durante seminário no Rio de Janeiro

O secretário de Planejamento de Conde, Flávio Tavares, participou na última semana do Seminário Nacional de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Athis), que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro. Tavares participou da mesa-redonda que discutiu ‘Marco legal, financiamento e institucionalidades’.

De acordo com o secretário, sua participação no evento foi fundamental para dar destaque às ações desenvolvidas pelo município. “A representação de Conde se dá no âmbito da gestão pública, na qual, os municípios podem executar na prática essa política que é federal e está instituída já há mais de dez anos. E a cidade de Conde, com as ações do Escritório Público de Assistência Técnica (ÊPA), por meio de vários programas a exemplo do Mutirão da Vizinhança, o Chão de Direito e as próprias melhorias habitacionais, dão visibilidade em âmbito nacional, em um evento como o Athis”.

Flávio Tavares falou ainda sobre os desafios que são enfrentados diariamente para colocar em prática as ações pensadas em relação ao crescimento da cidade e da população. “Mesmo sendo um município de pequeno porte, a princípio, com pouca capacidade de investimento, mas que tem conseguido dar soluções criativas e ousadas dentro da política local, e isso é algo muito importante”.

 

Saiba mais

O Seminário Nacional de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Athis), reuniu especialistas de todo o Brasil para debater os desafios para se democratizar o direito à moradia. O evento teve como objetivo elaborar um plano com diretrizes para tirar do papel a Lei Federal nº 11.888/2010, que garante acesso público e gratuito às famílias de baixa renda aos serviços de projeto e obra para habitação. O Athis é organizado pelo Fórum BrCidades, pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e pelos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe, além do CAU/BR. Desde 2017, os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo destinam 2% de sua arrecadação para ações de Athis.

Tempo
Conde - PB
Mín 25ºC
28º
Máx 31ºC
Chuvas isoladas

Mais Lidas