Prefeitura de Conde e UFPB estreitam parceria voltada para habitação no município

por SECOMD | Publicado em 31/03/2021 às 08:00

Na tarde de terça, (30) a Secretaria de Planejamento do Município de Conde se reuniu remotamente com representantes da UFPB a fim de estabelecer relações de cooperação entre a Instituição e a Prefeitura Municipal de Conde.

Na oportunidade foram discutidas algumas ações já realizadas no Município pelo TRAMA, Escritório Modelo do Curso de Arquitetura da UFPB, e o Secretário da SEPLAN, Marcio Simões, falou do interesse que a Gestão tem em estreitar as parcerias e trabalhar o conhecimento técnico na prática trazido pelas universidades para dentro do Município.

O Secretário destacou que ”a cidade de Conde tem tudo para ser uma extensão de conhecimento acadêmico e prático diversificado dado as suas peculiaridades” e ressaltou que “é preciso compreender a pluralidade do Município com projetos que abordem as várias escalas identitárias e a realidade local.”

As Professoras Amélia Panet (Chefe do Departamento de Arquitetura - UFPB) e Isabel Rocha (Coordenadora do Curso de Arquitetura- UFPB), comentaram a importância de trazer as instituições de ensino públicas e privadas para trabalharem junto aos Municípios fortalecendo o desenvolvimento local.

A Reunião ainda contou com as presenças dos professores Pedro Rossi e Juliana Moraies e da secretária Poliane Holanda como representantes do Curso de Especialização em Assistência Técnica para Habitação Social, que será oferecido pela UFPB em parceria com diversas instituições, e abordará o Município de Conde como um grande laboratório de projetos.

Inicialmente a demanda habitacional será o foco do projeto. A esse respeito, a arquiteta Jakeline Silva, coordenadora de Planejamento Territorial do Município de Conde, comentou sobre os desafios da Política Municipal de Habitação que pretende atuar, segundo ela, no tripé: "Regularização fundiária, Adequação de Moradias Precárias e Produção de Habitação”.

O Secretário Márcio Simões finalizou a reunião dizendo que as ações no âmbito da habitação estão sendo formuladas para terem início ainda no primeiro semestre de 2021 e que esse tipo de parceria, incentivada pela olhar humanístico da Prefeita Karla Pimentel sobre a gestão, fortalece e aprimora a prestação de um serviço público de qualidade.

SECOMD

Predomínio de sol