Prefeitura de Conde intensifica ações de combate à Covid-19 com barreiras sanitárias e testagens

por SECOMD | Publicado em 29/03/2021 às 17:55

A prefeitura de Conde tem intensificado o combate à disseminação do Novo Coronavírus, especialmente durante o período de vigência do Decreto Estadual e Municipal, realizando barreiras sanitárias, testagens rápidas, distribuição de kits com álcool 70% e bolsa para máscara, e fiscalizações efetuadas pela Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal e outros órgãos competentes.

Desde a criação do Comitê Covid-19, contando com representantes das Secretarias do município, o grupo de trabalho tem executado planos de ações para combater de forma efetiva a Covid-19, especialmente no período em que o Governo do Estado Governo publicou Medida Provisória para antecipação dos feriados para evitar maior propagação da Covid-19 na Paraíba.

No último final de semana, dias 27 e 28 de março, aproximadamente 2.000 veículos passaram por uma das 3 barreiras sanitárias instaladas nas entradas de Conde. O Objetivo da ação foi instruir sobre os decretos em vigor, distribuir kits de higienização e conscientizar sobre a importância de não aglomerar, fazer uso da máscara, de álcool 70% e seguir as medidas de prevenção contra o Novo Coronavírus.

Ainda, nas barreiras sanitárias do final de semana, a prefeitura aplicou por amostragem e em pessoas que apresentaram alteração na temperatura corporal cerca de 200 testes rápidos para detecção da Covid-19. Nove (9) pessoas testaram positivo para a Covid-19, sendo sete (7) residentes da cidade e foram orientados pelos agentes da Secretaria de Saúde a buscar atendimento para início do tratamento. Outras duas (2) pessoas, que também estavam contaminadas pelo vírus, foram instruídas e retornaram às cidades de origem.

Os estabelecimentos comerciais do município foram visitados pela Vigilância Sanitária e Guarda Civil Municipal para conferir o cumprimento das medidas preventivas. As praias e pontos turísticos também foram monitorados pela GCM com a colaboração da população.

GCM PELA VIDA

A Guarda Civil Municipal de Conde têm tido um papel fundamental no sucesso do combate à Covid-19 garantindo a segurança dos profissionais de saúde e dos cidadãos nas ações por toda a cidade.

É da Guarda a prerrogativa de fiscalizar a aplicação de grande parte das medidas preventivas. E quando a responsabilidade é da Vigilância Sanitária, a Guarda também está presente dando todo o suporte necessário.

Somente no primeiro final de semana de aplicação do Decreto 015/21, que estabeleceu novas medidas emergenciais de prevenção de contágio do novo Coronavírus, a Guarda atendeu a mais de 42 chamados para dissipar aglomerações associadas ou não à poluição sonora. Com relação aos comerciantes locais, a grande maioria tem contribuído com o cumprimento das medidas preventivas. Apenas 3 comércios foram visitados por estarem abertos irregularmente.

VACINAÇÃO NO CONDE

A medida mais importante de combate ao Novo Coronavírus sem dúvidas é a vacinação, que tem seguido rigorosamente o Plano Nacional e Estadual, bem como a aplicação das remessas destinadas pela Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba.

Veja Tabela de Vacinação contra à Covid-19 no Conde:

SECOMD