Saúde realiza Dia ‘D’ contra Malária neste sábado

Publicado em 07/06/2019 às 14:17

Saúde realiza Dia ‘D’ contra Malária neste sábado

Secretaria de Saúde de Conde realiza novo Dia ‘D’ contra Malária neste sábado

 

            As equipes da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Conde continuam intensificando as ações de combate à malária no município de Conde. Neste sábado dia 08 de junho, a partir das 08h da manhã, serão realizadas visitas nas regiões de Jacumã, Village, Carapibus e Dona Antônia, com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados a serem tomados, além da procura de possíveis focos e a realização de testes em pacientes com sintomas suspeitos.

            Para a secretária de saúde de Conde, Renata Martins, a participação da sociedade é indispensável e essencial no combate à doença. “Todas as equipes estarão nas ruas neste sábado, em mais uma grande mobilização no combate à malária. São 10 casos confirmados, sendo 09 do Conde e 01 de uma moradora de João Pessoa, mas que frequentava a região. As ações serão de conscientização e de busca ativa por possíveis focos, como também a realização de testes de gota espessa e testes rápidos”, disse.

            Renata destacou que a atuação das equipes será na região de Jacumã, Village, Carapibus e Dona Antônia, por se tratarem das “áreas quentes”, ou seja, locais onde foram confirmados casos da doença. “O trabalho vem sendo realizado com muita força na região litorânea, por ser a área onde os casos foram detectados e também as regiões próximas. É importante que a população receba as equipes de Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, para que todo o processo de combate seja realizado”, ressaltou.

            Desde o primeiro caso confirmado, a Secretaria de Saúde de Conde em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde já realizaram 645 testes de gota espessa e 121 testes rápidos. O município de Conde oferece a medicação para que a doença seja tratada. O mais importante é que ao sinal de qualquer sintoma e principalmente de febre, em qualquer temperatura, a pessoa procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa, para realização do teste e se confirmado, iniciar o tratamento. “Quando a malária é detectada logo no início, muitas vezes não é necessário que o paciente fique hospitalizado, ele pode se tratar em casa, com todo o apoio das equipes de atenção básica do município”, disse a Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Rogéria Gomes.

            Materiais informativos também serão distribuídos para a população para que sejam reforçadas as medidas a serem tomadas diariamente para evitar novos casos, como o uso de repelentes, roupas claras, mosqueteiros e evitar áreas onde o mosquito transmissor costuma se reproduzir e agir (áreas de mata e rios, principalmente no início da manhã e final da tarde). A Prefeitura está realizando uma compra de cerca de 3.500 repelentes, que deverão ser distribuídos para a população de baixa renda, gestantes, crianças, idosos e acamados.

Ação do Mosquito

            O mosquito transmissor da doença é chamado de Anopheles, também conhecido como mosquito-prego. Ele é bastante comum em regiões com rios e matas, como é o caso de Conde. O que não é comum na região é a Malária. Foi criada uma comissão que aponta como principal suspeita, de que uma pessoa infectada trouxe a doença para a região, possivelmente, durante o período de Carnaval.

Ações de monitoramento e combate

            As Unidades Básicas de Saúde que normalmente funcionam de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde. Em caso de qualquer urgência, a Secretaria de Saúde destaca que qualquer atendimento de urgência pode ser realizado na Unidade de Pronto Atendimento (Policlínica), no Centro da cidade, que funciona durante 24h.

            Em caso de dúvidas ou informações, a população pode entrar em contato com o Departamento de Vigilância em Saúde do Município através do (83) 9 8187.6740.

 

Tempo
Conde - PB
Mín 23ºC
26º
Máx 29ºC
Possibilidade de chuva

Mais Lidas